Tag : emagrecimento

4 posts

1. Refrigerante: Além de conter calorias vazias, possui alto teor de açúcar que vicia o organismo. O gás presente no alimento dilata o estômago, dificulta a digestão e em pouco tempo a sensação de fome reaparece. Não nenhum benefício para saúde. Além de conter certos corantes e conservantes cancerígenos. Opção: Troque por outras opções como frutas, iogurtes ou faça sucos naturais das frutas e até de alguns legumes como a beterraba e cenoura, eles serão muito melhores para a sua saúde do que os refrigerantes.
2. Frituras (batata frita, frango frito, peixe frito e outros): Contém alta quantidade de gordura e calorias. Opção: Ao invés de consumi-los fritos, experimente fazer de outras formas, como cozidos e assados.
3. Molhos: de soja, de tomate, branco, para salada, bolonhesa, madeira, até mesmo maionese, mostarda e ketchup. Eles contêm alto teor de gordura e muitas vezes sódio também, o que aumenta a retenção de líquidos e consequentemente o peso. Opção: Faça molhos naturais.
4. Leite condensado: Possui alto teor de gordura e açúcar. Opção: substituir pelo leite condensado light que contém 0% de gordura, porém deve-se evitá-lo por ainda conter açúcar. Em alguns casos é melhor optar pela biomassa da banana verde que possui numerosos benefícios para saúde.
5. Pele do frango, bacon e carnes gordas: Aumentam os índices de gordura LDL, colesterol total e até de triglicerídeos. Além de conterem altas calorias, a carne vermelha possui ácido araquidônico, uma substância pró-inflamatória que, em excesso, deixa o organismo resistente a perda de peso. Opção: preferir carnes mais magras, tirar a pele do frango e as gorduras da carne, antes mesmo de prepará-las.

1⃣ Não se esforçar.

Não adianta só querer emagrecer e não correr (literalmente) atrás do que você realmente quer! Vai dar trabalho, vai! Vai ser dificil no começo? vai! As vezes vai ter que fazer ou comer coisas que não gosta? Talvez! Mas você precisa fazer algo para atingir o seu objetivo. Não adianta ficar jogada no sofá esperando um milagre acontecer.

2⃣ Traçar metas impossíveis.

Comece, mas com o pé no chão! Nada de colocar que você quer perder 20 quilos em uma semana para você não se frustrar e desistir logo pensando que emagrecer é algo impossível.

3⃣ Fazer dietas de baixa calorias e exercícios intensos.

Como na anterior, não adianta querer ser radical. Nossa vida é feita de hábitos, então não adianta querer mudar algo na sua vida da noite para o dia. Você está acostumada a fazer certos tipos de coisas todos os dias daquela mesma maneira, aí de repente quer virar a vida de ponta cabeça para emagrecer? Não vai rolar? Então vá com calma, um passo de cada vez, para não ser um sofrimento. Não é para ser um sofrimento.

4⃣ Focar apenas nas calorias.

Nosso corpo e também os alimentos não são feitos apenas de calorias. Então em relação aos alimentos, foque em coisas que contenham bastante nutrientes (vitaminas, minerais, fibras, etc). E em relação ao seu corpo, veja os benefícios que os exercícios e tais alimentos podem trazer para o seu a sua saúde, para o seu bem-estar, seu relacionamento, sua vida. Deixe um pouco de lado a ideia de que você só esta fazendo isso para emagrecer, se não isso se tornará um martírio.

5⃣ Ser radical demais.

Como já citei, não adianta querer ser radical demais. Comece aos poucos, com pequenas ações que você consiga por em pratica e torne aquilo um hábito, algo automático, como escovar os dentes. Depois vá incluindo mais coisas, fazendo de forma natural, que você irá emagrecer de forma saudável e sem sofrimento.

6⃣ Fazer dietas restritivas.

Novamente, nada de ser radical. Além de você não conseguir ir muito longe com esses tipos de dieta, o seu corpo logo se acostumará com a forma como você está se privando e a dieta que no começo estava sendo uma maravilha, logo não está fazendo tanto efeito como você gostaria. Outro motivo, você pretende comer assim para sempre? Forever!? Acho que não né?! Quando você chegar finalmente no seu peso ideal, você vai largar essa dieta restritiva o mais rapidamente que você puder… E logo estará recuperando todos os quilos que eliminou.. Entenda, você precisa aprender a comer, a se comportar diante da comida. Ela não pode te dominar, e sim, você que tem que ter o controle da situação. Vá aos poucos, faça mudanças graduais, mude sua cabeça, seu modo de pensar e de agir, seu comportamento e seus hábitos, aí sim essa mudança será permanente e os quilos perdidos também!

E aí você anda fazendo algumas dessas ações? Se sim, me diga aqui nos comentários quais delas você ainda não abandonou e como vai fazer para mudar essa situação. 😬😉

perder peso ou emagrecer

Primeiramente, quem perde um dia acha! Agora falando sério, perder peso engloba tudo, você perde tanto gordura (que é a mais improvável), quanto músculo e/ou principalmente água. Nesse casso aqui o que interessa para a pessoa é diminuir o peso na balança e de preferência bem rápido, mas isso não é o saudável. De que adianta você perder peso e perder músculo também? Ficar desidratado? Quando se hidratar vai recuperar tudo novamente.

 

Emagrecer sim é o legal! Quando você emagrece, está perdendo gordura, somente gordura (tecido adiposo). Não está perdendo água e provavelmente até estará ganhando músculos. E para melhorar, o músculo é um tecido altamente metabólico, então quanto mais músculo, mais o metabolismo será acelerado.

 

Então o que preferem? Perder peso (perder água e músculo) ou emagrecer (perder gordura)? 😉

Devido às dúvidas de uma paciente sobre um medicamento para emagrecer, resolvi fazer esse post dando a minha opinião, se vale a pena utilizá-lo ou não no emagrecimento.

Utilizei como fonte principal uma bula do medicamento encontrada na internet, que achei bem incompleta por sinal. Talvez a bula original venha com mais informações.

Peguei as informações dessa suposta bula, destaquei de vermelho as partes importantes (se quiser pular essa parte vá para conclusão). Ao final da bula, tem a conclusão (minha opinião).

AFFINATO

INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO:

Affinato é um alimento auxiliar na redução de gordura e colesterol absorvidos pelo organismo. Sua alegação de propriedade funcional é fruto de sua excelente composição à base de quitosana, pectina e ácido ascórbico. A quitosana é obtida a partir de exoesqueletos de crustáceos, como: camarão, lagosta e caranguejo. Quimicamente, é um polissacarídeo que não sofre metabolização no organismo humano, além disso, apresenta carga positiva que lhe confere a capacidade de atrair as gorduras ingeridas, que são carregadas negativamente. A gordura e a quitosana, associadas, formam uma massa não digerível que é eliminada por meio do trato digestivo. A pectina como solução coloidal tem a propriedade de conjugar as toxinas e de intensificar as funções fisiológicas do tubo digestivo. Estudos científicos demonstraram que o ácido ascórbico, essencial para formação e força das fibras colágenas, auxilia o efeito da quitosana.

Para melhor efeito, o consumo de Affinato deve estar associado a uma dieta hipocalórica de 1000 a 1200 Kcal. A adoção de hábitos alimentares saudáveis é fundamental para a manutenção do peso corporal e dos níveis de gordura e colesterol sanguíneo.

Informação Nutricional : Porção: 1 Cápsulas de 500mg

Quantidade por porção:

% VD(*)
Valor Energético 0Kca / 0KJ – 0%
Fibra Alimentar 0,47 g – 1,80%
Quitosana 0,47 g – 1,80%

Não contém quantidades significativas de carboidratos, Proteínas, gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Gorduras Trans e Sódio.

* % Valores Diários com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Ingredientes:
Quitosana em pó, Pectina (geleficante INS 440), Ácido Ascórbico (antioxidante INS 300)
NÃO CONTÉM GLÚTEM

SUGESTÃO DIÁRIA DE CONSUMO:
1 cápsulas ao dia, 2 horas antes do almoço
O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos e estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

É recomendado o consumo deste produto com acompanhamento médico ou nutricionista. Não é indicado para gestantes, nutrizes e crianças.

Produto feito com extrato de fibra de cascas de crustáceos. Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto.

SAC – (62) 3274-4999

SINÉRGIKA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA
Av. Brasil, Qd. 29, Lt 11/12, Jd. Belo Horizonte
Aparecida de Goiânia – Goiás – CNPJ: 07.181.473/0001-81
Técnico Responsável: Drª Elisângela Rossi dos Santos – CRF-GO: 3103
Registro Ministério da Saúde: 64642.0001.001-2
INDÚSTRIA BRASILEIRA
www.affinato.com.br

Conclusão

Esclarecendo as partes importantes, ou seja, o que realmente interessa. Irei repetir as partes em vermelho, e darei as minhas opiniões e/ou esclarecimentos que estão em preto e em negrito.

Affinato é um alimento auxiliar: Oi? Alimento? Mesmo por ele ser a base de fibras, não o considero um ‘alimento’. Procurei pela bula original no site www.affinato.com.br, e o mesmo parece estar fora do ar. Então deduzi que: Affinato é um medicamento natural à base de quitosana que auxilia na redução….

Composição à base de quitosana, pectina e ácido ascórbico. Quitosana (fibra), pectina (fibra), ácido ascórbico (vitamina C), É melhor usar uma chia, ou aveia, ou farelo de trigo, ou mesmo uma salada bem variada no lugar da quitosana já que sua ingestão será perto do horário do almoço. Alimentos ricos em pectina: frutas e verduras, se comer frutas diariamente e comer a tal da salada que citei. Ácido ascórbico, ou seja vitamina C, contém na acerola, laranja, goiaba, etc.. Uma acerola contém 4X mais vitamina C do que a dose que o ser humano necessita. Não há necessidade do Affinato.

Quitosana, obtida de: exoesqueletos de crustáceos, como: camarão, lagosta e caranguejo. Quem é alérgico a crustáceos ou frutos do mar deve tomar bastante cuidado com a composição desses medicamentos, pode levar ao choque anafilático e até a morte. É um polissacarídeo que não sofre metabolização no organismo humano: ou seja, uma fibra insolúvel. Formam uma massa não digerível que é eliminada por meio do trato digestivo. Ou seja, fibra insolúvel novamente! A fibra tem essa função de dar forma ao quimo e absorver menos gorduras.

Pectina: fibra solúvel. Possui em maior quantidade em frutas e verduras, como citei acima. Algumas das frutas que também possuem pectina: bagaço da laranja, maçã com casca, etc.

Ácido ascórbico: vitamina C, consuma alimentos ricos nesse nutriente. Em uma outra pesquisa dizia que o efeito colateral do remédio (que não consta nessa bula) poderia causar anemia.

“Risco de deficiência de ferro, pois a Quitosana pode impedir a absorção de minerais úteis e produtos químicos pelo corpo.

Já em relação ao ácido ascórbico (vit. C) naturalmente vindo dos alimentos, ocorre totalmente ao contrário. Visto que é indicado ingerir algum alimento fonte de vitamina C para ativar o ferro não-heme no organismo.

O consumo de Affinato deve estar associado a uma dieta hipocalórica de 1000 a 1200 Kcal. Ou seja, e se por acaso eu fizer essa dieta hipocalórica sem o remédio, acho que vai dar na mesma, não é? Vou emagrecer do mesmo jeito… ou talvez cair dura, pois uma dieta de 1000 a 1200 kcal pode estar abaixo da taxa metabólica basal (que é o mínimo de calorias que a pessoa necessita para suas funções básicas. (Próximo post explicarei sobre metabolismo). A adoção de hábitos alimentares saudáveis…. Resumindo, se eu tiver uma dieta hipocalórica e adotar hábitos saudáveis, logo… emagrecerei, então não há necessidade de utilizar Affinato, ok?

Quantidade por porção: Porção: 1 Cápsulas de 500mg

Fibra Alimentar – 0,47 g
Quitosana – 0,47 g

Então 1 porção (1 cápsula), contém: fibra alimentar (0,47 g) + quitosana, que é uma fibra (0,47 g), somando as duas dá -> 0,94 de fibras totais! Só isso?

A seguir cito alguns alimento que possuem mais fibras:

1 colher de sopa de amendoim: 1,1 g

2 colheres de sopa de pipoca: 2,6 g

3 colheres de sopa de farelo de trigo: 4,2 g

2 fatias de pão de forma integral (o verdadeiro): 3,1 g

1 colher de aveia: 1,6 g

Sem contar no arroz integral, no feijão, nas frutas e verduras que você comer ao longo do dia. Você ainda tem certeza que deseja gastar quanto? 40 reais? 70 reais? Em menos de 1 g de fibra ao dia?

Ingredientes: Quitosana Pectina, Ácido Ascórbico
Não contém quantidades significativas de carboidratos, Proteínas, gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Gorduras Trans e Sódio. Ou seja, não contem nada além disso. Não é melhor comer um alimento que possui outros compostos bioativos e antioxidantes (além da vit. C) para o seu organismo?

O consumo deste produto deve… estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Novamente, só para ficar bem redundante, se eu tiver uma dieta hipocalórica, equilibrada e uma vida saudável, preciso tomar Affinato? Certamente não né?! Seria jogar dinheiro fora, igual quem compra colágeno hidrolisado.

Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto. Novamente, pessoas alérgicas devem sempre consultar um médico que te atenda direito, para saber quais remédios você pode tomar e se há real necessidade destes. Ou consulte um nutricionista que fará uma anamnese detalhada para saber quais os benefícios que tais suplementos trarão para você ou se somente a alimentação balanceada juntamente com exercícios físicos, trarão os resultados desejados.

Obs.: Em momento algum eu citei que o remédio não cumpre o que promete, que é auxiliar na redução de gordura e colesterol absorvidos pelo organismo, como qualquer outra fibra. Porém, acredito que se você não fizer exercícios e não tiver uma dieta balanceada, ele não fará milagres. E digo também que, se você fizer exercícios físicos e tiver uma DIETA BALANCEADA, já estará ingerindo a quantidade necessária de fibras que necessita para auxiliar na redução de gordura e colesterol absorvidos pelo organismo. Tem necessidade de usar o produto? Se ainda achar que sim, boa sorte!

 

Infelizmente ainda não existe a pílula milagrosa para o emagrecimento, enquanto isso vamos ao velho e  bom exercício físico + alimentação equilibrada, e tentar pensar mais em nossa saúde como um todo e menos  somente no peso na balança. 😉

bjos! Até mais!

PAGE TOP