Você sabe exatamente como higienizar frutas e vegetais para evitar a contaminação de bactérias e outros tipos de organismos nocivos a saúde?

        Para que você nunca mais limpe a maçã na roupa, ou lave os alimentos com detergente, ou até mesmo coloque de molho no vinagre jurando que, com essas ações estará se protegendo contra possíveis doenças transmitidas por alimentos. Eis me aqui para orientar como higienizar os alimentos de forma correta.

 

lavar frutas e vegetais

        

        

Selecione as frutas, verduras e legumes, retirando as partes estragadas. Lave-as bem com uma escovinha própria para essa função (exceto folhas pequenas e/ou sensíveis e frutas delicadas). Esfregue com cuidado para não amassar o alimento, retirando todo tipo de sujeira. No caso das folhas, lave folha por folha. Em seguida utilize solução clorada ou produto autorizado para este fim (nesse caso siga as orientações do fabricante).

Se for utilizar água sanitária (sem alvejante e sem perfume)*, dilua uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Coloque as frutas e os vegetais de molho por 15 minutos. Aguarde o tempo necessário e depois enxague em água filtrada. Se não for utilizar na hora, enxugue e guarde-as em um recipiente fechado de cabeça para baixo e com um papel absorvente na tampa. de dois em dois dias troque o papel molhado por outro seco.

hipocloritos de sódio

Água sanitária e hipocloritos         (produtos utilizados para higienizar  frutas e vegetais)

Observações:

        *Em produtos como alvejantes, limpadores, e outros, além do hipoclorito de sódio, pode conter outras substâncias tóxicas ao organismo.

        O Ministério da Saúde recomenda que as frutas e os vegetais sejam comidos com casca e crus. Por isso, devem ser higienizados ficando de molho em soluções à base de cloro, e não no vinagre. O vinagre não é suficiente para matar os micro-organismos que podem causar problemas à saúde.

Se ficou alguma dúvida ou quiser comentar algo, deixem aqui nos comentários. 😉