5 Alimentos que Prejudicam o Emagrecimento

1. Refrigerante: Além de conter calorias vazias, possui alto teor de açúcar que vicia o organismo. O gás presente no alimento dilata o estômago, dificulta a digestão e em pouco tempo a sensação de fome reaparece. Não nenhum benefício para saúde. Além de conter certos corantes e conservantes cancerígenos. Opção: Troque por outras opções como frutas, iogurtes ou faça sucos naturais das frutas e até de alguns legumes como a beterraba e cenoura, eles serão muito melhores para a sua saúde do que os refrigerantes.

2. Frituras (batata frita, frango frito, peixe frito e outros): Contém alta quantidade de gordura e calorias. Opção: Ao invés de consumi-los fritos, experimente fazer de outras formas, como cozidos e assados.

3. Molhos: de soja, de tomate, branco, para salada, bolonhesa, madeira, até mesmo maionese, mostarda e ketchup. Eles contêm alto teor de gordura e muitas vezes sódio também, o que aumenta a retenção de líquidos e consequentemente o peso. Opção: Faça molhos naturais.

4. Leite condensado: Possui alto teor de gordura e açúcar. Opção: substituir pelo leite condensado light que contém 0% de gordura, porém deve-se evitá-lo por ainda conter açúcar. Em alguns casos é melhor optar pela biomassa da banana verde que possui numerosos benefícios para saúde.

5. Pele do frango, bacon e carnes gordas: Aumentam os índices de gordura LDL, colesterol total e até de triglicerídeos. Além de conterem altas calorias, a carne vermelha possui ácido araquidônico, uma substância pró-inflamatória que, em excesso, deixa o organismo resistente a perda de peso. Opção: preferir carnes mais magras, tirar a pele do frango e as gorduras da carne, antes mesmo de prepará-las.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Você sabe o que é metabolismo?

metabolismo lento

O que é metabolismo?

 

Metabolismo, falando uma forma mais simples, é uma reação bioquímica que acontece no organismo. Essas reações podem ser síntese de compostos orgânicos (que chamamos de anabolismo), ou quebra de compostos orgânicos (que chamamos de catabolismo). Por exemplo, quando comemos uma carne, estamos ingerindo além de vitaminas e minerais, proteína e gordura. Então esses dois macronutrientes no organismo, serão quebrados em pequenas partículas, essa “quebra” é chamada de catabolismo. Então essas partículas se quebram em partículas menores ainda, se juntam com outras partículas e formam energia para o corpo (energia chamada de ATP). Essa energia é utilizada para fazermos todas as nossas atividades diárias, até mesmo aquelas que nós não temos controle, respiração, controle da temperatura e ação do nosso sistema nervoso e órgãos. Então, basicamente, nós ingerimos o alimento que se transforma em energia e nos proporciona realizar vários tipos de atividades.

 

Agora o anabolismo, é a síntese dos compostos orgânicos, como por exemplo, síntese de proteínas, enzimas e hormônios. Essa reação serve para renovar e reparar danos nas células. Quando seu cabelo e unhas crescem, e você troca de pele, (não é visível para alguns, mas a pele se renova todos os dias) – renovação celular, o ganho de músculos e de gordura, tudo é síntese, é anabolismo.

 

Falando vulgarmente, catabolismo você perde, anabolismo você ganha!

 

Agora falando de forma matemática, os alimentos fornecem energia que são chamadas de quilocalorias e nós abreviamos para calorias. A proteína fornece 4 ckal, o carboidrato também fornece 4 kcal, a gordura fornece 9 kcal, e o “inofensivo” álcool da cervejinha fornece 7 kcal. São essas calorias que dão energia e mantém o corpo funcionando. Mesmo quando nós estamos dormindo, o corpo está queimando calorias, fazendo todas essas funções que citei agorinha e mais milhares de outras. Para isso ele precisa de energia. Essa queima de calorias para atividades básicas do organismo é chamada de TBM (Taxa de Metabolismo Basal). O mínimo de calorias que você precisa para manter o funcionamento do organismo.

 

Mas como a gente não passa a vida inteira dormindo, nós acordamos, falamos, trabalhamos, fazemos exercícios, então precisamos de mais calorias, que é chamado de GET (Gasto Energético Total), são todas as calorias que gastamos para fazer tudo que fazemos durante 24 horas.

 

Quando ingerimos mais calorias do que o GET, nós engordamos. E quando ingerimos menos calorias, nós emagrecemos.

 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o seu metabolismo, acham que ele é lento, por isso não conseguem emagrecer. Entretanto, te digo, pesquisas mostram que pouquíssimas pessoas têm esse problema do metabolismo lento o suficiente para atrapalha-lo no emagrecimento.

 

Metabolismo Lento

Realmente quando chegamos aos 30 anos, ele costuma ficar mais lento, pois você tende a ganhar mais gordura e perder músculo (como já tinha explicado que o músculo é um tecido altamente metabólico, lembram?), mas essa diminuição é uma diferença mínima, comparada a uma pessoa mais nova. Então, quando chegamos nessa idade o metabolismo dá uma leve desacelerada, mas é LEVE gente! Não se pode usar a desculpa que o metabolismo ficou lento por que se está envelhecendo. Em qualquer caso, você pode utilizar de várias alternativas para acelerar o metabolismo.

 

Isso muita gente já sabe, por isso a maioria das pessoas só se importam com as calorias dos alimentos. Mas os alimentos não são só calorias, eles têm fibras, vitaminas, minerais, enzimas e outras substâncias importantíssimas para o organismo e para o emagrecimento também…. Mas falaremos sobre isso um outro dia.

 

Qualquer dúvida ou esclarecimento, deixem aqui nos comentários.