Uma das piores ilusões do ser humano é achar que existe uma “pílula milagrosa” para tudo que queremos ter. Não podemos achar que há um único milagre para a nossa vida mudar completamente. Não há um alimento milagroso, um método milagroso, uma dica milagrosa, não há! Tudo é questão de hábito, de praticar aquilo várias vezes até que se torne natural, como escovar os dentes. Ninguém nasce sabendo nada, tudo precisamos aprender, TUDO! Temos que nos lembrar disso a cada vez que algo parecer impossível, lembrar de quando éramos bebês, naquela época não havia limites, não havia restrições, e devemos esquecer um pouco de tantos NÃOs que ouvimos ao longo da vida, e seguir em frente.

Precisamos ter consciência de que nós somos capazes de qualquer coisa que queremos, mas primeiro precisamos acreditar em nós mesmos. Várias vezes escuto que, nós somos a média das 5 pessoas que nós convivemos, pois então vamos dar ouvidos a quem nos apoia, quem não nos puxa para trás, quem não tenta nos boicotar. Conviver com pessoas pessimistas atrapalha e muito o seu desempenho, a sua vontade de mudar, de fazer diferente. Sempre terá um para criticar, para pôr defeitos e empecilhos no seu modo de viver ou de agir. Tente não ligar para opinião alheia, mas se puder evitar de conviver com esse tipo de pessoa, evite.

As vezes acontece de nós próprios sermos essa pessoa que nos desmotiva. Algo interno nos limita a sair dessa zona de conforto, que de conforto não tem nada, pois se fosse “conforto” não estaríamos incomodados para mudar e fazer algo diferente do que estamos acostumados. A todo momento vai aparecer esse “eu limitante” para te fazer desistir, deixar para amanhã, te criticar, te fazer sentir medo, te dizer que você não é capaz, te acusar, dentre outras coisas que ele adora fazer. É necessário que você lute contra ele e já se prepare para batalha antes dele aparecer, esteja munido das armas necessárias para quando as desculpas surgirem, você esteja mais forte do que elas.

Uma hora algo vai dar errado, uma hora você não vai estar disposto, você vai achar que está perdendo tempo, dentre outras coisas que aparecem ao longo do caminho, mas não se culpe se hoje não deu, não desmotive, não desista, problemas sempre vão existir. Nenhuma vida é perfeita, ninguém tem vida de contos de fada ou de fotos do instagram/facebook, a grama do vizinho não é mais verde que a sua. Obstáculos vão aparecer, mas você precisa ser forte e se lembrar que esse problema não é o primeiro e nem será o último que aparecerá em seu caminho, você superou todos os outros, então esse é só mais um. Siga em frente, não desista!

Se você deseja ter uma alimentação mais saudável, uma vida com mais saúde, se estressar menos no trabalho, ter noites de sono mais agradáveis, VOCÊ precisa mudar! Não espere os outros fazerem por você, não espere o momento certo para mudar. Mude hoje, mude agora! Tenha em mente a vida que você quer ter, não foque no que você não quer. Esqueça o passado, as coisas que não deram certo (ou apenas o consulte quando for necessário, para não cometer os mesmos erros novamente), FOQUE no presente. Faça planos, confie neles, e tudo ao seu redor conspirará a seu favor.

Algo muito importante a se destacar nesse processo, não olhe para o final da sua trajetória e pense o quão longe e difícil será chegar lá. Como já ouvi falar “o tempo passa para todos nós”, então é melhor utilizar esse tempo realizando seus sonhos. Não pense na reta final como algo tão difícil de alcançar, pois se você não fizer algo hoje, amanhã e todos os dias, realmente estará bem impossível mesmo de mudar algo na sua vida.

Mude hoje, se quer se tornar mais saudável, faça hoje, beba mais água hoje, comece a fazer exercícios hoje, marque o check-up com os médicos que precisa ir hoje, faça uma rotina diária que seria ideal (ou quase) para cumprir todos os compromissos do dia, e siga! Não adianta somente por no papel e achar que aquilo vai se fazer sozinho. Mude o seu comportamento em casa, com seu cônjuge, com sua família, seus filhos, no seu trabalho, a partir do momento que a gente muda, as pessoas mudam também. Como diz a frase, “se quer mudar o mundo, comece mudando a si próprio”. Não espere o amanhã, por que este nunca chega, viva o hoje, mas tenha paciência em esperar, não seja prematuro, pois nada acontece no tempo da gente e sim quando chegar a hora que realmente você estará preparado para aquilo. As pessoas querem emagrecer ou ganhar massa muscular para ontem, querem ter sucesso pessoal ou profissional para ontem, mas tudo tem seu tempo, não se frustre porque está demorando demais, espere a hora certa chegar. Mas não espere sentado, aja! Se você fizer a sua parte, trabalhar a finco naquilo que deseja, quando menos esperar já estará com a sua vida melhor do que você imaginou.