Category : Variedades

14 posts

1) DORMIR: dormir bem é importante para renovar as células do seu corpo, inclusive as cerebrais. Esse descanso para a renovação celular, é essencial para melhora da memória, da concentração e diminuição do estresse.

Outro motivo importante é que, além de reparar seu corpo para o próximo dia, ao dormir atingimos a fase REM (Rapid Eye Moviment / Movimento Rápido dos Olhos). É nesse estágio em que os sonhos são mais intensos e ocorre o movimento rápido dos olhos, daí o nome. É nessa fase em que o cérebro faz uma limpeza na memória de curto prazo, armazenando o que realmente interessa e consolidando a memória de longo prazo. Sem um sono renovador é bem difícil ter uma memória de 🐘 não é mesmo?

2) ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: da mesma forma que precisamos dormir para o organismo fazer essa renovação celular, é necessário também dar o substrato (nutrientes) 🍎🍠🍉 para que todo o corpo seja restaurado, incluindo o nosso órgão pensante. Nesse post dei exemplos de alimentos que auxiliam de forma mais eficiente na memória.

 


3) EXERCITAR O CÉREBRO: da mesma que os nossos músculos, o cérebro também fica “atrofiado” e preguiçoso quando não recebe estímulos diferentes. Para exercitá-lo, faça coisas que ele não está acostumado.
.
Ex.: se arrume no escuro, amarre o cadarço somente com uma mão, faça as coisas com a mão que você não escreve, faça caça palavras, jogos cruzados, quebra-cabeça, vá para o trabalho por um caminho diferente, use sua criatividade. Eu mesma, adoro o site racha cuca, lá existe vários exercícios para o cérebro.

4) EXERCÍCIOS FÍSICOS: agora está na hora de exercitar o corpo 🙆💪. A maioria dos remédios para melhorar a memória são ativadores da circulação, pois o cérebro precisa de oxigenação para funcionar corretamente. Então, a melhor forma de ativar a circulação do corpo, e consequentemente, do cérebro é se exercitando regularmente.


5) FAÇA ANOTAÇÕES: esvazie sua mente! Lendo o livro ‘A arte de fazer acontecer​’ aprendi que a mente foi feita para criar ideias e não para armazená-las. Então, não fique usando o seu precioso cérebro de bloquinho de notas 🗒️ para armazenar tudo o que acontece no seu dia a dia.

“Mas Anielle, essa também não é uma boa forma de exercitar o cérebro?” Bom, eu não aconselho esse exercício hoje em dia, pois nesse mundo tecnológico em que recebemos uma enxurrada de informações 24 horas do nosso dia, tentar arquivar coisas na memória, que as vezes nem são tão importantes, é remar contra a maré. Nossa mente é seletiva, ela só grava informações que realmente sejam relevantes para você. Então não tem jeito, você vai esquecer de muitas coisas SIM. Para isso não acontecer, ANOTE! Tire essa avalanche de informações da sua mente, esvazie-se e deixe-a livre para o que realmente interessa.

😚 Beijos  da Nutri,

Anielle – Aninha Light

Leve em todos os aspectos: corpo, mente coração e espírito.

 

 

Alimentos ricos em ômega 3: sardinha, arranque, atum, quinoa, linhaça, salmão, chia e nozes. O ômega-3 ajuda a restaurar e proteger a bainha de mielina (camada protetora ao redor das células nervosas). A bainha de mielina protege o axônio, isolando os impulsos nervosos, facilitando assim, uma conexão mais rápida.

Alimentos ricos em Fisetina*: caqui, morango, tomate, uva, suco de uva integral, cebola, maçã e kiwi.
*Fisetina: substância do grupo dos flavonóides, presente, presente, presente em frutas e vegetais com o poder de estimular mecanismos do cérebro que melhoram a memória de longo prazo. Também é um antioxidante.

Alimentos fontes de proteína: carnes, ovos, leite e derivados. A proteína é responsável pela renovação celular.

Alimentos antioxidantes: alho, aveia, azeite de oliva, cacau, cebola, cenoura, chá de cavalinha, chá mate, chá verde, chocolate amargo, cúrcuma, linhaça, oleaginosas*, óleo de coco, tomate, uva e suco de uva integral. Também são antioxidantes alimentos fontes de vitamina E, vitamina A, vitamina C, quercetina, coenzima Q10, zinco e outros. Os antioxidantes combatem os radicais livres, diminuindo o estresse oxidativo, o aparecimento de doenças e retardando o envelhecimento.

*Oleaginosas (fonte de vitamina E e complexo B): avelã, amêndoas, castanha-do-Pará, castanha-de-caju, macadâmia, nozes e pistache.

Será o que você realmente sente é ansiedade? Estar ocioso não é o mesmo que está ansioso. As duas palavras se parecem muito, mas são bem diferentes. Descubra se você está ansioso ou ocioso

Ansioso ou ocioso

Ocioso é quando você está à toa, sem nada pra fazer, entediado. Já ansioso, é estar esperando algo acontecer, agoniado, inquieto. Pensar demais no futuro deixa as pessoas ansiosas, tanto para pensar em coisas boas ou em coisas ruins que podem vir a acontecer, o famoso sofrer antecipadamente!

Você já se viu sofrendo por algo que iria acontecer daqui uns dias ou meses, e quando chegou o bendito do dia… não aconteceu nada daquilo que você pensou? Vamos viver mais o presente que, “o futuro a Deus pertence”. O nome presente, não se chama ‘presente’ à toa, vamos aproveitar o hoje e não sofrer tanto com o dia de amanhã.

Existem exercícios e atitudes bastante eficazes para diminuir a ansiedade. Então, não fique mas nessa agonia e bote logo as mãos na massa se livre desse sentimento que tanto te atrapalha!

E você, descobriu se anda ansioso ou ocioso? Deixa aqui nos comentários, e também como faz para contornar essa situação.

Nós podemos fazer isso

Uma das piores ilusões do ser humano é achar que existe uma “pílula milagrosa” para tudo que queremos ter. Não podemos achar que há um único milagre para a nossa vida mudar completamente. Não há um alimento milagroso, um método milagroso, uma dica milagrosa, não há! Tudo é questão de hábito, de praticar aquilo várias vezes até que se torne natural, como escovar os dentes. Ninguém nasce sabendo nada, tudo precisamos aprender, TUDO! Temos que nos lembrar disso a cada vez que algo parecer impossível, lembrar de quando éramos bebês, naquela época não havia limites, não havia restrições, e devemos esquecer um pouco de tantos NÃOs que ouvimos ao longo da vida, e seguir em frente.

Precisamos ter consciência de que nós somos capazes de qualquer coisa que queremos, mas primeiro precisamos acreditar em nós mesmos. Várias vezes escuto que, nós somos a média das 5 pessoas que nós convivemos, pois então vamos dar ouvidos a quem nos apoia, quem não nos puxa para trás, quem não tenta nos boicotar. Conviver com pessoas pessimistas atrapalha e muito o seu desempenho, a sua vontade de mudar, de fazer diferente. Sempre terá um para criticar, para pôr defeitos e empecilhos no seu modo de viver ou de agir. Tente não ligar para opinião alheia, mas se puder evitar de conviver com esse tipo de pessoa, evite.

As vezes acontece de nós próprios sermos essa pessoa que nos desmotiva. Algo interno nos limita a sair dessa zona de conforto, que de conforto não tem nada, pois se fosse “conforto” não estaríamos incomodados para mudar e fazer algo diferente do que estamos acostumados. A todo momento vai aparecer esse “eu limitante” para te fazer desistir, deixar para amanhã, te criticar, te fazer sentir medo, te dizer que você não é capaz, te acusar, dentre outras coisas que ele adora fazer. É necessário que você lute contra ele e já se prepare para batalha antes dele aparecer, esteja munido das armas necessárias para quando as desculpas surgirem, você esteja mais forte do que elas.

Uma hora algo vai dar errado, uma hora você não vai estar disposto, você vai achar que está perdendo tempo, dentre outras coisas que aparecem ao longo do caminho, mas não se culpe se hoje não deu, não desmotive, não desista, problemas sempre vão existir. Nenhuma vida é perfeita, ninguém tem vida de contos de fada ou de fotos do instagram/facebook, a grama do vizinho não é mais verde que a sua. Obstáculos vão aparecer, mas você precisa ser forte e se lembrar que esse problema não é o primeiro e nem será o último que aparecerá em seu caminho, você superou todos os outros, então esse é só mais um. Siga em frente, não desista!

Se você deseja ter uma alimentação mais saudável, uma vida com mais saúde, se estressar menos no trabalho, ter noites de sono mais agradáveis, VOCÊ precisa mudar! Não espere os outros fazerem por você, não espere o momento certo para mudar. Mude hoje, mude agora! Tenha em mente a vida que você quer ter, não foque no que você não quer. Esqueça o passado, as coisas que não deram certo (ou apenas o consulte quando for necessário, para não cometer os mesmos erros novamente), FOQUE no presente. Faça planos, confie neles, e tudo ao seu redor conspirará a seu favor.

Algo muito importante a se destacar nesse processo, não olhe para o final da sua trajetória e pense o quão longe e difícil será chegar lá. Como já ouvi falar “o tempo passa para todos nós”, então é melhor utilizar esse tempo realizando seus sonhos. Não pense na reta final como algo tão difícil de alcançar, pois se você não fizer algo hoje, amanhã e todos os dias, realmente estará bem impossível mesmo de mudar algo na sua vida.

Mude hoje, se quer se tornar mais saudável, faça hoje, beba mais água hoje, comece a fazer exercícios hoje, marque o check-up com os médicos que precisa ir hoje, faça uma rotina diária que seria ideal (ou quase) para cumprir todos os compromissos do dia, e siga! Não adianta somente por no papel e achar que aquilo vai se fazer sozinho. Mude o seu comportamento em casa, com seu cônjuge, com sua família, seus filhos, no seu trabalho, a partir do momento que a gente muda, as pessoas mudam também. Como diz a frase, “se quer mudar o mundo, comece mudando a si próprio”. Não espere o amanhã, por que este nunca chega, viva o hoje, mas tenha paciência em esperar, não seja prematuro, pois nada acontece no tempo da gente e sim quando chegar a hora que realmente você estará preparado para aquilo. As pessoas querem emagrecer ou ganhar massa muscular para ontem, querem ter sucesso pessoal ou profissional para ontem, mas tudo tem seu tempo, não se frustre porque está demorando demais, espere a hora certa chegar. Mas não espere sentado, aja! Se você fizer a sua parte, trabalhar a finco naquilo que deseja, quando menos esperar já estará com a sua vida melhor do que você imaginou. 

PAGE TOP