Category : Alimentação

8 posts

Deixe o arroz de molho de 6 à 8 horas antes de preparar. Sendo 2 xícaras de água para cada xícara de arroz e 2 colheres de vinagre ou suco de limão. Isso vai deixá-lo mais macio e seu cozimento será mais rápido, além de neutralizar o ácido-fítico (um anti-nutriente presente no arroz).

Primeiro refogue o alho e cebola, em seguida acrescente água (3 xícaras de água para 1 xícara de arroz), temperos (sal e ervas) e por último o arroz. Não refogue o arroz integral! Esse procedimento serve para selar os grãos, evitando que o amido saia e o arroz vire papa, mas como o grão integral possui a película protetora. Refogar não é necessário, na verdade faz com que ele demore mais para cozinhar.

Obs.: A medida de água pode mudar de acordo com a sua panela ou fogão. Para acertar a medida e o ponto que mais lhe agrada, observe, quando a água estiver secando é preciso provar o grão, se ainda estiver duro adicione mais um pouquinho de água e deixe cozinhar. Fique de olho até chegar no ponto ideal.

 

  1. ¤ Diminuem o colesterol e o açúcar no sangue;
  2. ¤ Por reduzirem o açúcar no sangue, auxiliam no controle da diabetes;
  3. ¤ Previnem contra doenças cardiovasculares;
  4. ¤ Regulam o funcionamento intestinal;
  5. ¤ Produzem uma maior sensação de saciedade, assim você demorará mais para sentir fome até a próxima refeição.

 

Principais alimentos fonte de fibras: cereais integrais, aveia cevada, farelo de trigo, vegetais folhosos, verduras cruas e com talos, frutas (abacaxi, ameixa com casca, laranja com bagaço, manga, mamão), leguminosas (feijão, ervilha e soja), dentre outros.

A recomendação de ingestão de fibras de acordo com a RDI para homens e mulheres de 9 a 70 anos de idade varia entre 21 a 38 g/dia.

Para que as fibras trabalhem de forma satisfatória no organismo, é necessário em média de 8 a 10 copos de água por dia. A quantidade de água pode variar de acordo com a idade, temperatura climática, tipo de exercício, etc..

 

Próximos posts darei receitas de comidas (bebida, refeição e lanche) ricas em fibras. 🍇🍲🍹

Para saber qual a quantidade necessária de fibras e água correta para você, procure um nutricionista.

Deixa nos comentários quais são as receitas ou os alimentos ricos em fibras que você adora. 😉

        Você sabe exatamente como higienizar frutas e vegetais para evitar a contaminação de bactérias e outros tipos de organismos nocivos a saúde?

        Para que você nunca mais limpe a maçã na roupa, ou lave os alimentos com detergente, ou até mesmo coloque de molho no vinagre jurando que, com essas ações estará se protegendo contra possíveis doenças transmitidas por alimentos. Eis me aqui para orientar como higienizar os alimentos de forma correta.

 

lavar frutas e vegetais

        

        

Selecione as frutas, verduras e legumes, retirando as partes estragadas. Lave-as bem com uma escovinha própria para essa função (exceto folhas pequenas e/ou sensíveis e frutas delicadas). Esfregue com cuidado para não amassar o alimento, retirando todo tipo de sujeira. No caso das folhas, lave folha por folha. Em seguida utilize solução clorada ou produto autorizado para este fim (nesse caso siga as orientações do fabricante).

Se for utilizar água sanitária (sem alvejante e sem perfume)*, dilua uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Coloque as frutas e os vegetais de molho por 15 minutos. Aguarde o tempo necessário e depois enxague em água filtrada. Se não for utilizar na hora, enxugue e guarde-as em um recipiente fechado de cabeça para baixo e com um papel absorvente na tampa. de dois em dois dias troque o papel molhado por outro seco.

hipocloritos de sódio

Água sanitária e hipocloritos         (produtos utilizados para higienizar  frutas e vegetais)

Observações:

        *Em produtos como alvejantes, limpadores, e outros, além do hipoclorito de sódio, pode conter outras substâncias tóxicas ao organismo.

        O Ministério da Saúde recomenda que as frutas e os vegetais sejam comidos com casca e crus. Por isso, devem ser higienizados ficando de molho em soluções à base de cloro, e não no vinagre. O vinagre não é suficiente para matar os micro-organismos que podem causar problemas à saúde.

Se ficou alguma dúvida ou quiser comentar algo, deixem aqui nos comentários. 😉

metabolismo lento

O que é metabolismo?

 

Metabolismo, falando uma forma mais simples, é uma reação bioquímica que acontece no organismo. Essas reações podem ser síntese de compostos orgânicos (que chamamos de anabolismo), ou quebra de compostos orgânicos (que chamamos de catabolismo). Por exemplo, quando comemos uma carne, estamos ingerindo além de vitaminas e minerais, proteína e gordura. Então esses dois macronutrientes no organismo, serão quebrados em pequenas partículas, essa “quebra” é chamada de catabolismo. Então essas partículas se quebram em partículas menores ainda, se juntam com outras partículas e formam energia para o corpo (energia chamada de ATP). Essa energia é utilizada para fazermos todas as nossas atividades diárias, até mesmo aquelas que nós não temos controle, respiração, controle da temperatura e ação do nosso sistema nervoso e órgãos. Então, basicamente, nós ingerimos o alimento que se transforma em energia e nos proporciona realizar vários tipos de atividades.

 

Agora o anabolismo, é a síntese dos compostos orgânicos, como por exemplo, síntese de proteínas, enzimas e hormônios. Essa reação serve para renovar e reparar danos nas células. Quando seu cabelo e unhas crescem, e você troca de pele, (não é visível para alguns, mas a pele se renova todos os dias) – renovação celular, o ganho de músculos e de gordura, tudo é síntese, é anabolismo.

 

Falando vulgarmente, catabolismo você perde, anabolismo você ganha!

 

Agora falando de forma matemática, os alimentos fornecem energia que são chamadas de quilocalorias e nós abreviamos para calorias. A proteína fornece 4 ckal, o carboidrato também fornece 4 kcal, a gordura fornece 9 kcal, e o “inofensivo” álcool da cervejinha fornece 7 kcal. São essas calorias que dão energia e mantém o corpo funcionando. Mesmo quando nós estamos dormindo, o corpo está queimando calorias, fazendo todas essas funções que citei agorinha e mais milhares de outras. Para isso ele precisa de energia. Essa queima de calorias para atividades básicas do organismo é chamada de TBM (Taxa de Metabolismo Basal). O mínimo de calorias que você precisa para manter o funcionamento do organismo.

 

Mas como a gente não passa a vida inteira dormindo, nós acordamos, falamos, trabalhamos, fazemos exercícios, então precisamos de mais calorias, que é chamado de GET (Gasto Energético Total), são todas as calorias que gastamos para fazer tudo que fazemos durante 24 horas.

 

Quando ingerimos mais calorias do que o GET, nós engordamos. E quando ingerimos menos calorias, nós emagrecemos.

 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o seu metabolismo, acham que ele é lento, por isso não conseguem emagrecer. Entretanto, te digo, pesquisas mostram que pouquíssimas pessoas têm esse problema do metabolismo lento o suficiente para atrapalha-lo no emagrecimento.

 

Metabolismo Lento

Realmente quando chegamos aos 30 anos, ele costuma ficar mais lento, pois você tende a ganhar mais gordura e perder músculo (como já tinha explicado que o músculo é um tecido altamente metabólico, lembram?), mas essa diminuição é uma diferença mínima, comparada a uma pessoa mais nova. Então, quando chegamos nessa idade o metabolismo dá uma leve desacelerada, mas é LEVE gente! Não se pode usar a desculpa que o metabolismo ficou lento por que se está envelhecendo. Em qualquer caso, você pode utilizar de várias alternativas para acelerar o metabolismo.

 

Isso muita gente já sabe, por isso a maioria das pessoas só se importam com as calorias dos alimentos. Mas os alimentos não são só calorias, eles têm fibras, vitaminas, minerais, enzimas e outras substâncias importantíssimas para o organismo e para o emagrecimento também…. Mas falaremos sobre isso um outro dia.

 

Qualquer dúvida ou esclarecimento, deixem aqui nos comentários.

PAGE TOP