1) DORMIR: dormir bem é importante para renovar as células do seu corpo, inclusive as cerebrais. Esse descanso para a renovação celular, é essencial para melhora da memória, da concentração e diminuição do estresse.

Outro motivo importante é que, além de reparar seu corpo para o próximo dia, ao dormir atingimos a fase REM (Rapid Eye Moviment / Movimento Rápido dos Olhos). É nesse estágio em que os sonhos são mais intensos e ocorre o movimento rápido dos olhos, daí o nome. É nessa fase em que o cérebro faz uma limpeza na memória de curto prazo, armazenando o que realmente interessa e consolidando a memória de longo prazo. Sem um sono renovador é bem difícil ter uma memória de 🐘 não é mesmo?

2) ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: da mesma forma que precisamos dormir para o organismo fazer essa renovação celular, é necessário também dar o substrato (nutrientes) 🍎🍠🍉 para que todo o corpo seja restaurado, incluindo o nosso órgão pensante. Nesse post dei exemplos de alimentos que auxiliam de forma mais eficiente na memória.

 


3) EXERCITAR O CÉREBRO: da mesma que os nossos músculos, o cérebro também fica “atrofiado” e preguiçoso quando não recebe estímulos diferentes. Para exercitá-lo, faça coisas que ele não está acostumado.
.
Ex.: se arrume no escuro, amarre o cadarço somente com uma mão, faça as coisas com a mão que você não escreve, faça caça palavras, jogos cruzados, quebra-cabeça, vá para o trabalho por um caminho diferente, use sua criatividade. Eu mesma, adoro o site racha cuca, lá existe vários exercícios para o cérebro.

4) EXERCÍCIOS FÍSICOS: agora está na hora de exercitar o corpo 🙆💪. A maioria dos remédios para melhorar a memória são ativadores da circulação, pois o cérebro precisa de oxigenação para funcionar corretamente. Então, a melhor forma de ativar a circulação do corpo, e consequentemente, do cérebro é se exercitando regularmente.


5) FAÇA ANOTAÇÕES: esvazie sua mente! Lendo o livro ‘A arte de fazer acontecer​’ aprendi que a mente foi feita para criar ideias e não para armazená-las. Então, não fique usando o seu precioso cérebro de bloquinho de notas 🗒️ para armazenar tudo o que acontece no seu dia a dia.

“Mas Anielle, essa também não é uma boa forma de exercitar o cérebro?” Bom, eu não aconselho esse exercício hoje em dia, pois nesse mundo tecnológico em que recebemos uma enxurrada de informações 24 horas do nosso dia, tentar arquivar coisas na memória, que as vezes nem são tão importantes, é remar contra a maré. Nossa mente é seletiva, ela só grava informações que realmente sejam relevantes para você. Então não tem jeito, você vai esquecer de muitas coisas SIM. Para isso não acontecer, ANOTE! Tire essa avalanche de informações da sua mente, esvazie-se e deixe-a livre para o que realmente interessa.

😚 Beijos  da Nutri,

Anielle – Aninha Light

Leve em todos os aspectos: corpo, mente coração e espírito.